Elida Almeida traz Cabo Verde à Eslovénia

A cabo verdeana Elida Almeida, por alguns considerada a nova Cesária Évora, apresentou a grande variedade musical, desde a morna ao funaná. Aconteceu no palco da sala de espetáculos da capital eslovena Cankarjev Dom no início de março, em concerto lotado. Sem dúvida uma grande oportunidade para tons quentes e tropicais ainda com o inverno esloveno à porta. 

A cantora cabo-verdiana desenvolveu as suas técnicas vocais através do canto religios. Já com seu primeiro álbum conquistou a admiração do público e chamou a atenção do mundo inteiro. O seu videoclipe "Nta Konsigui" foi visto por 3,7 milhões de pessoas no YouTube. No segundo disco, Kebrada (nome da aldeia onde cresceu) afirma a sua identidade africana e os ritmos cabo-verdianos – batuque, funaná, coladera e tabanka – temperados com uma energia latina bastante evidente no concerto em Ljubljana.

Baladas nostálgicas tingidas de pop expõem o seu temperamento ardente e a sua alegria de viver, partilhada com o público que vibrou a cada tema apresentado. Tem  tido presença nos mais importantes espaços musicais da Europa, África e América do Norte, tendo também ganho em 2015 o prémio Découvertes RFI.