frescas

A visita do nosso Presidente

posted Jun 5, 2021, 5:36 AM by Joao Pita Costa   [ updated Jun 7, 2021, 12:13 PM by Sardinha Media ]

No passado Domingo o chefe de estado português reuniu com os representantes do trio de Presidências da União Europeia com o Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, e o Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, no Castelo de Brdo, que desde os tempos da ida Jugoslávia é o lugar solene para receber as personalidades. Nesse mesmo dia teve a oportunidade de se encontrar com três representantes da Comunidade Portuguesa - Gabriela Droga Mazovec, a presidente da Associação de Amizade entre Portugal e Eslovénia, dinamizadora de inúmeras tertúlias literárias e atividades infantis para as crianças bilingues; Eduardo Raon, músico de carreira internacional residente na Eslovénia e que tem vindo a celebrar o trio da Presidência através da sua música; e Joao Costa, editor da Revista Sardinha e coordenador de vários eventos culturais, entre os quais a homenagem a Amália que se celebra em Ljubljana em três partes (a próxima online para celebrar o 10 de Junho). Tinham havido muitos outros representantes da Comunidade que deveriam partilhar connosco estes momentos empolgantes e tão esperados, mas as restrições pandémicas na Eslovénia não o permitiram.  

A curiosidade e interesse do Sr. Presidente pelas vivências dos presentes e da restante Comunidade na Eslovénia marcaram a noite. Falou-se das diferentes experiências entre diferenças culturais e até linguísticas, num país que estando distante às vezes parece próximo nos hábitos mediterrânicos de muitos dos locais. Nesta conversa deu-se bastante ênfase ao trabalho exemplar que a Comunidade Portuguesa tem desempenhado a título de voluntariado ao longo dos já vários anos em que Ljubljana perdeu a Embaixada e qualquer representação diplomática. Ponto alto centrou-se na importância de um esforço contínuo e consistente no apoio às crianças bilingues e suas famílias que serão uma parte importante da presença da Língua Portuguesa na Eslovénia, a par com os mais recentes esforços para estabelecer a cátedra de Português na Universidade de Ljubljana. Houve ainda louvor à Comunidade Lusófona no país, que inclui portugueses e eslovenos que se sentem como portugueses. Exemplo disso é o crescente público do fado e da literatura portuguesa por cá. Falou-se ainda da situação política atual na Eslovénia que na passada sexta-feira levou à rua quarenta mil pessoas a integrar uma manifestação pacífica que se tem vindo a repetir desde Maio de 2020. 


Depois do jantar oficial com Pahor em Bled, o lago que tem feito capa de revista como destino turístico por todo o mundo, teve ainda tempo para assistir ao jogo de futebol sub 21 em que Portugal ganhou contra a Itália 5-3 numa vitória que não assistimos assim desde que Portugal derrotou a Espanha em Futsal em 2018 para ser o campeão europeu. Voltam a encontrar-se esta quinta-feira para, esperamos nós, repetir a proeza e garantir a vitória Europeia em Ljubljana. Antes de partir na terça feira, entrar-se-á com os estudantes de Língua Portuguesa na Universidade de Liubliana, e irá celebrar uma aula conjunta com o Presidente da República da Eslovénia sob o tema “Como veem e como querem as crianças e os jovens o futuro da Europa, em termos de valores e de prioridades práticas”, no liceu da cidade de Kranj.

Leia mais em: https://comunidadeslusofonas.pt/

CL

Presidente da República Portuguesa em visita à Eslovénia

posted May 28, 2021, 11:42 PM by Sardinha Media   [ updated May 28, 2021, 11:54 PM ]

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, estará em visita oficial à Eslovénia nos dias 31 de maio e 1 de junho, a convite do presidente esloveno Borut Pahor. Prepara-se a transição da Presidência Portuguesa à Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia.

A Presidência da República divulgou, entretanto, uma nota no seu sítio oficial na Internet, na qual se adianta que o encontro entre os três chefes de Estado "do trio de presidências da União Europeia" acontecerá na tarde de domingo, em Brdo, a cerca de 30 quilómetros do centro da capital eslovena.

No dia 31, segunda-feira, às 10:00 terá lugar a cerimónia de honras militares na Praça do Congresso (Kongresni trg), com os Presidentes Português e Esloveno, seguida de deposição de coroa de flores no Monumento de Homenagem às Vítimas de todas as guerras.

ttps://english.sta.si/2903453/portuguese-president-to-make-official-visit-later-this-month

A tão esperada visita está, infelizmente, limitada pelas restrições relacionadas com a pandemia COVID-19 na Eslovénia. Porém, esperamos uma forte presença da pequena Comunidade Portuguesa para a ilustre visita.
Portuguese president to make official visit later this month

Os grandes desafios das Presidências Portuguesa e Eslovena do Conselho da União Europeia

posted Apr 27, 2021, 1:28 PM by Sardinha Media

A 19 de Abril são simultaneamente publicadas no jornal português Público e no jornal esloveno Delo o artigo de opinião partilhado entre Augusto Santos Silva e Anže Logar acerca dos grandes desafios que passam da Presidência Portuguesa à Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia já em Julho. Sem dúvida tempos de recuperação de uma Europa abalada pela pandemia e pelas suas demais consequências políticas, sociais e culturais, que pedem respostas imediatas. Ao foco na transição verde e digital, a Presidência Eslovena adiciona também a necessidade da autonomia da UE na Saúde, usando das experiências recentes para continuar a construir uma Europa que assenta na confiança e segurança dos seus cidadãos. 


not-si

noticia-pt

A Eslovénia celebra o 25 de Abril com uma surpresa muito especial

posted Apr 25, 2021, 10:35 AM by Sardinha Media   [ updated Apr 25, 2021, 10:43 AM ]

Este domingo as redes sociais eslovenas acordam com a interpretação de "Os Vampiros" de Zeca Afonso, uma bonita surpresa do duo esloveno Katarina Juvančič & Dejan Lapanja para a celebração do Dia da Liberdade. Esta interpretação tinha sido preparada para a participação do duo no festival madeirense Fica na Cidade do qual fizeram parte este ano.
Embora não tenha sido uma data celebrada antes na Eslovénia mais do que entre amigos, começa a ser mais conhecida talvez pelas circunstâncias que o país está a viver que tornam esta canção tão atual. Nas palavras do duo, 

"Os Vampiros de Zeca é uma canção atemporal sobre vampiros que, na luta pelo poder, se apoderam de tudo o que não é deles e bebem o sangue do seu próprio povo. Os vampiros é um exorcismo musical de dimensões políticas e sociais. Os eslovenos Katarina e Dejan revelam a sua versão de uma das canções portuguesas mais conhecidas, 47 anos após o colapso da ditadura portuguesa e com o surgimento de novas um pouco por todo o mundo. Porque essa música precisa ser cantada aqui e agora também. Porque a história se pode repetir, mas um ser humano não. Então, cante com a gente! Vamos expulsar esses vampiros!"

Os Vampiros de Zeca Afonso, uma interpretação de Katarina Juvančič & Dejan Lapanja


Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

posted Apr 22, 2021, 12:11 PM by Sardinha Media   [ updated May 25, 2021, 11:14 AM ]

Este ano a Revista Sardinha, apoiada pelo Instituto Camões através da Embaixada de Portugal, Celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um evento online cheio de surpresas. Devido às restrições ainda existentes na Eslovénia, o evento será transmitido através do youtube e pode ser acedido pelo link

  LINK ZOOM
 https://arnes-si.zoom.us/j/94533788501  

 8 de Maio de 2021
18.00 (Hora de Ljubljana)
17.00 (Hora de Lisboa)



Este evento será realizado em três partes. A primeira acontece online já a 8 de Maio para continuar as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, protagonizada pela homenagem a Amália Rodrigues por Alcides Murtinheira, seguida da curta-metragem de Carolina Silveira, de um momento de fado (quase) ao vivo transmitido pelo quarteto Mascara, e pelas tertúlias de Mateja Rozman (Lisboa) e Gabriela Droga Mazovec (Ljubljana). É seguida de um concerto de fado em Ljubljana que juntará o fado esloveno de Polona Udović com o Fadolinka de Maja Milinković, acompanhados da guitarra portuguesa de Luis Coelho, que acontece a 10 de Junho para celebrar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A terceira e última parte acontece já em Lisboa em Outubro, com a participação do Leitorado Esloveno (dirigido por Mateja Rozman) e do Quarteto Mascara para um programa ainda a divulgar que acontece em vários locais da capital Portuguesa. Este evento é da responsabilidade da Revista Sardinha, com o apoio do Instituto Camões, através da Embaixada de Portugal em Viena. Tem também o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e da Representação da Comissão Europeia na Eslovénia, da Associação de Amizade Eslovénia-Portugal, da Fundação Amália Rodrigues, da Academia de Arte da Universidade de Nova Gorica, do vinho e chocolate luso-esloveno Kunej, e dos parceiros Mercearia de Portugal e Eurosender.    


Programa

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa
8 de Maio de 2021 às 18.00 CET

Evento online acessível através de http://www.e-sardinha.eu/frescas/8maio2021
e com inscrição aqui: https://www.eventbrite.com/e/bilhetes-ljubljana-canta-os-poetas-comemoracoes-do-dia-mundial-da-lingua-portuguesa-152874837755

- Homenagem a Amália Rodrigues, Alcides Murtinheira
- Projeção da curta metragem "O Amor que Fica", de Carolina Silveira
- Um momento de fado, Quarteto Mascara
- Tertúlias em Ljubljana e Lisboa, à conversa com Gabriela Droga Mazovec e Mateja Rozman
- Apresentação da Antologia da Sardinha




8May

Eduardo Raon participa na celebração do Dia Nacional da Cultura na Eslovénia 2021

posted Feb 14, 2021, 11:57 AM by Sardinha Media   [ updated Feb 14, 2021, 12:10 PM ]

Este ano o evento cultural (realizado online) para celebrar o feriado nacional dedicado à cultura, no dia do nascimento do poeta Prešeren, realizou-se com o Trio “No Borders”, ou “Trio do Trio”, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros esloveno organizou com músicos de Portugal (harpa, o Eduardo), da Eslovénia (viola) e da Alemanha (voz), os 3 países do Trio de Presidências da UE. Para ver mais em: https://youtu.be/VbKrfef2ybU

Preseren2021


O papel importante do Fado na presidência do Conselho Europeu 2021Portugal.eu

posted Dec 28, 2020, 6:17 AM by Sardinha Media   [ updated Jan 4, 2021, 3:11 PM ]



A Fado terá um papel importante na oferta cultural portuguesa associada à presidência do Conselho Europeu 2021Portugal.eu #EU2021PT

A Revista Sardinha submeteu em Novembro um projecto inovador no âmbito da interação entre a Eslovénia e Portugal através do Fado e dos poetas, portugueses e eslovenos, com diversos intervenientes. A saber mais em breve.

Veja a apresentação do programa pelo diretor do Instituto Camões e pela Ministra da Cultura em: https://www.facebook.com/PortugalintheEU

O Concerto Inaugural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia amanhã, no dia 5 de janeiro às 19:30 CET, transmitido em direto pela RTP 1 e pela RTP Internacional, e ainda no Website da RTP nas ligações abaixo, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Com a Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida pela Maestrina Joana Carneiro, os fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané, e a guitarrista Marta Pereira da Costa, o concerto assinalará, para além da Presidência #EU2021PT, o centenário de Amália Rodrigues.

https://www.rtp.pt/play/direto/rtp1 ou https://www.rtp.pt/programa/tv/p40139
1
2

Comunidades Lusófonas: A Eslovénia volta a ter representação diplomática Portuguesa

posted Dec 5, 2020, 1:36 PM by Sardinha Media   [ updated Dec 5, 2020, 1:36 PM ]

CL1

CL2

Para ajudar a fazer o Natal por cá

posted Dec 1, 2020, 11:32 AM by Sardinha Media   [ updated Dec 2, 2020, 2:23 PM ]




É com grande entusiasmo que anunciamos a colaboração 


SARDINHA vs EUROSENDER


Nestes tempos difíceis e indefinidos em que muitos de nós não vão poder viajar, quisemos ajudar a fazer deste Natal de 2020 uma ocasião um pouco mais confortável. A EUROSENDER veio ajudar e oferece a todos um cupão de desconto que pode ser utilizado tanto para enviar prendas para a família em Portugal, como para receber por cá uns miminhos das famílias saudosas.


ES2020


Para utilizar este cupão deve aceder à página da Eurosender em www.eurosender.com e escolher o idioma Português (canto superior direito), introduzir origem e destino, e proceder com o prático sistema de envio, não esquecendo de introduzir o código de desconto SARDINHA quando solicitado.

ES 2


Este código pode ser usado por qualquer pessoa e a qualquer altura durante Dezembro de 2020 para o transporte de artigos entre Portugal e a Eslovénia. Tanto para o envio de Portugal como para o envio da Eslovénia. E claro está, para economizar ainda mais nos custos de envio, podem-se fazer encomendas conjuntas. 

code

 A Eurosender é uma empresa eslovena de logística cuja utilização individual se baseia numa plataforma digital fácil de usar, e num model de negócio de distribuição porta-a-porta. Sim, um pouco como os correios tradicionais, embora personalizado. Veio responder positivamente ao desafio da Revista Sardinha para ajudar as famílias portugueses a estar mais perto neste Natal no incerto 2020. Obrigado por isso. Aproveitem esta vantagem durante Dezembro 2020.
ES

Eurosender2

posted Dec 1, 2020, 11:32 AM by Sardinha Media   [ updated Jan 13, 2021, 12:39 PM ]




Depois do sucesso da campanha de Natal, voltamos com grande entusiasmo que anunciamos a colaboração 


SARDINHA vs EUROSENDER


com a campanha promocional para envios entre os três países da Tripla Presidência Europeia: 

Alemanha <> Portugal <> Eslovénia

Nestes tempos difíceis e indefinidos em que muitos de nós não podem viajar e estar próximo da família e amigos em Portugal, quisemos tornar desta uma ocasião um pouco mais confortável. A EUOSENDER veio ajudar e oferece a todos um código de desconto SARDINHA que pode ser utilizado tanto para enviar prendas para a família em Portugal, como para receber uns miminhos das famílias saudosas na Eslovénia e na Alemanha.

A participação neste evento irá reverter a favor da celebração do Fado em Ljubljana a que convidamos todos a assistir, em Maio na capital Eslovena, com a participação confirmada da fadista eslovena, Polona Udović; da fadista originária de Sarajevo mas muito lisboeta Maja Milinković, do representante do Instituto Camões em Viena, Alcides Murtinheira; com algumas surpresas a anunciar; e com vontade de o replicar em Munique. Uma experiência única para viver o Fado na voz balcã e celebrar assim a Língua Portuguesa.

Para utilizar este cupão deve aceder à página da Eurosender em www.eurosender.com e escolher o idioma Português (canto superior direito), introduzir origem e destino, e proceder com o prático sistema de envio, não esquecendo de introduzir o código de desconto SARDINHA quando solicitado.

ES 2


Este código pode ser usado por qualquer pessoa e a qualquer altura até ao final de Março de 2020 para o transporte de artigos entre Portugal, Eslovénia e Alemanha. E claro está, para economizar ainda mais nos custos de envio, podem-se fazer encomendas conjuntas. 

code

 A Eurosender é uma empresa eslovena de logística cuja utilização individual se baseia numa plataforma digital fácil de usar, e num model de negócio de distribuição porta-a-porta. Sim, um pouco como os correios tradicionais, embora personalizado. Veio responder positivamente ao desafio da Revista Sardinha para ajudar as famílias portugueses a estar mais perto neste Natal no incerto 2020. Obrigado por isso! Aproveitem esta vantagem até 31 de Março de 2020.
ES
mascara

1-10 of 45