frescas

Eduardo Raon participa na celebração do Dia Nacional da Cultura na Eslovénia 2021

posted Feb 14, 2021, 11:57 AM by Sardinha Media   [ updated Feb 14, 2021, 12:10 PM ]

Este ano o evento cultural (realizado online) para celebrar o feriado nacional dedicado à cultura, no dia do nascimento do poeta Prešeren, realizou-se com o Trio “No Borders”, ou “Trio do Trio”, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros esloveno organizou com músicos de Portugal (harpa, o Eduardo), da Eslovénia (viola) e da Alemanha (voz), os 3 países do Trio de Presidências da UE. Para ver mais em: https://youtu.be/VbKrfef2ybU

Preseren2021


O papel importante do Fado na presidência do Conselho Europeu 2021Portugal.eu

posted Dec 28, 2020, 6:17 AM by Sardinha Media   [ updated Jan 4, 2021, 3:11 PM ]



A Fado terá um papel importante na oferta cultural portuguesa associada à presidência do Conselho Europeu 2021Portugal.eu #EU2021PT

A Revista Sardinha submeteu em Novembro um projecto inovador no âmbito da interação entre a Eslovénia e Portugal através do Fado e dos poetas, portugueses e eslovenos, com diversos intervenientes. A saber mais em breve.

Veja a apresentação do programa pelo diretor do Instituto Camões e pela Ministra da Cultura em: https://www.facebook.com/PortugalintheEU

O Concerto Inaugural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia amanhã, no dia 5 de janeiro às 19:30 CET, transmitido em direto pela RTP 1 e pela RTP Internacional, e ainda no Website da RTP nas ligações abaixo, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Com a Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida pela Maestrina Joana Carneiro, os fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané, e a guitarrista Marta Pereira da Costa, o concerto assinalará, para além da Presidência #EU2021PT, o centenário de Amália Rodrigues.

https://www.rtp.pt/play/direto/rtp1 ou https://www.rtp.pt/programa/tv/p40139
1
2

Comunidades Lusófonas: A Eslovénia volta a ter representação diplomática Portuguesa

posted Dec 5, 2020, 1:36 PM by Sardinha Media   [ updated Dec 5, 2020, 1:36 PM ]

CL1

CL2

Para ajudar a fazer o Natal por cá

posted Dec 1, 2020, 11:32 AM by Sardinha Media   [ updated Dec 2, 2020, 2:23 PM ]




É com grande entusiasmo que anunciamos a colaboração 


SARDINHA vs EUROSENDER


Nestes tempos difíceis e indefinidos em que muitos de nós não vão poder viajar, quisemos ajudar a fazer deste Natal de 2020 uma ocasião um pouco mais confortável. A EUROSENDER veio ajudar e oferece a todos um cupão de desconto que pode ser utilizado tanto para enviar prendas para a família em Portugal, como para receber por cá uns miminhos das famílias saudosas.


ES2020


Para utilizar este cupão deve aceder à página da Eurosender em www.eurosender.com e escolher o idioma Português (canto superior direito), introduzir origem e destino, e proceder com o prático sistema de envio, não esquecendo de introduzir o código de desconto SARDINHA quando solicitado.

ES 2


Este código pode ser usado por qualquer pessoa e a qualquer altura durante Dezembro de 2020 para o transporte de artigos entre Portugal e a Eslovénia. Tanto para o envio de Portugal como para o envio da Eslovénia. E claro está, para economizar ainda mais nos custos de envio, podem-se fazer encomendas conjuntas. 

code

 A Eurosender é uma empresa eslovena de logística cuja utilização individual se baseia numa plataforma digital fácil de usar, e num model de negócio de distribuição porta-a-porta. Sim, um pouco como os correios tradicionais, embora personalizado. Veio responder positivamente ao desafio da Revista Sardinha para ajudar as famílias portugueses a estar mais perto neste Natal no incerto 2020. Obrigado por isso. Aproveitem esta vantagem durante Dezembro 2020.
ES

Eurosender2

posted Dec 1, 2020, 11:32 AM by Sardinha Media   [ updated Jan 13, 2021, 12:39 PM ]




Depois do sucesso da campanha de Natal, voltamos com grande entusiasmo que anunciamos a colaboração 


SARDINHA vs EUROSENDER


com a campanha promocional para envios entre os três países da Tripla Presidência Europeia: 

Alemanha <> Portugal <> Eslovénia

Nestes tempos difíceis e indefinidos em que muitos de nós não podem viajar e estar próximo da família e amigos em Portugal, quisemos tornar desta uma ocasião um pouco mais confortável. A EUOSENDER veio ajudar e oferece a todos um código de desconto SARDINHA que pode ser utilizado tanto para enviar prendas para a família em Portugal, como para receber uns miminhos das famílias saudosas na Eslovénia e na Alemanha.

A participação neste evento irá reverter a favor da celebração do Fado em Ljubljana a que convidamos todos a assistir, em Maio na capital Eslovena, com a participação confirmada da fadista eslovena, Polona Udović; da fadista originária de Sarajevo mas muito lisboeta Maja Milinković, do representante do Instituto Camões em Viena, Alcides Murtinheira; com algumas surpresas a anunciar; e com vontade de o replicar em Munique. Uma experiência única para viver o Fado na voz balcã e celebrar assim a Língua Portuguesa.

Para utilizar este cupão deve aceder à página da Eurosender em www.eurosender.com e escolher o idioma Português (canto superior direito), introduzir origem e destino, e proceder com o prático sistema de envio, não esquecendo de introduzir o código de desconto SARDINHA quando solicitado.

ES 2


Este código pode ser usado por qualquer pessoa e a qualquer altura até ao final de Março de 2020 para o transporte de artigos entre Portugal, Eslovénia e Alemanha. E claro está, para economizar ainda mais nos custos de envio, podem-se fazer encomendas conjuntas. 

code

 A Eurosender é uma empresa eslovena de logística cuja utilização individual se baseia numa plataforma digital fácil de usar, e num model de negócio de distribuição porta-a-porta. Sim, um pouco como os correios tradicionais, embora personalizado. Veio responder positivamente ao desafio da Revista Sardinha para ajudar as famílias portugueses a estar mais perto neste Natal no incerto 2020. Obrigado por isso! Aproveitem esta vantagem até 31 de Março de 2020.
ES
mascara

Webinar sobre o Investimento da Diáspora acontece a 10 e 11 dezembro

posted Nov 30, 2020, 12:15 PM by Sardinha Media   [ updated Nov 30, 2020, 12:16 PM ]



O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem a honra de convidar para o Webinar “INVESTIMENTO DA DIÁSPORA”, dias 10 e 11 de dezembro das 16:00 às 19:00 (hora de Lisboa). Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em parceria com a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID).  Pretende divulgar oportunidades e redes, apoios e benefícios na promoção do investimento da diáspora, bem como a apresentação de projetos, iniciativas e ideias de negócios de investidores da diáspora.

Programa e inscrições AQUI
webinar

Uma Primeira Apresentação da Presidência Portuguesa do Conselho da UE

posted Nov 30, 2020, 12:11 PM by Sardinha Media


Foi recentemente, a 23 de Novembro de 2020, que aconteceu o discurso do Senhor Primeiro Ministro, feito na Universidade Católica, em que fez uma primeira apresentação geral das prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O programa propriamente dito e o logotipo deverão ser apresentados publicamente nos primeiros dias de dezembro. Estaremos atentos. Fica o discurso por completo em vídeo, disponível publicamente através do Youtube.

Em Outubro reabre a Embaixada de Portugal na Eslovénia

posted Oct 5, 2020, 12:37 PM by Sardinha Media   [ updated Oct 5, 2020, 12:50 PM ]


Foi com enorme prazer que no dia 23 de Setembro a Revista Sardinha e a Associação de Amizade Luso-Eslovena foram recebidas pelo Embaixador de Portugal, António Almeida Ribeiro, que veio de Viena acompanhado do 1º Conselheiro, João Bezerra da Silva. Entre outros assuntos, vieram anunciar a reabertura da Embaixada de Portugal na Eslovénia, situada na capital Ljubljana e entregue à responsabilidade de Luísa Pais Lowe, recém nomeada Encarregada de Negócios na Eslovénia.  

Este tão esperado evento pela Comunidade Portuguesa na Eslovénia acontece, tal como foi comunicado à Sardinha, para preparar e apoiar a presidência partilhada de Portugal e Eslovénia à União Europeia. É com grande espectativa que esperamos um primeiro encontro com a diplomata que chegará à Eslovénia na próxima semana, e será um elo de ligação mais forte com a distanciada Embaixada de Portugal em Viena. 

Não há ainda certezas da sustentabilidade deste posto diplomático em Ljubljana, depois da presidência partilhada que decorre em 2021. Porém, há a certeza da vontade dos Portugueses na Eslovénia em terem uma presença diplomática no país, e do apoio que irão dar a Luísa Pais Lowe nas suas novas funções. Luísa é diplomata do Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1989, e desempenhou nos últimos três anos o cargo de Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Entretanto, já no dia 29 de Setembro, o  Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva recebeu o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, em visita oficial, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, Anže Logar. A visita teve início com um almoço de trabalho, seguido de uma reunião onde foram debatidos temas da agenda europeia, designadamente o Trio de Presidências da União Europeia (composto por Alemanha, Portugal e Eslovénia), e internacional, bem como as relações bilaterais entre os dois países.


Parte destas notícias foram-nos fornecidas pela Revista Comunidades Lusófonas.
e1

A Revista Sardinha inicia contribuições frequentes à Comunidades Lusófonas

posted Oct 5, 2020, 12:23 PM by Sardinha Media   [ updated Oct 5, 2020, 12:24 PM ]

A Revista Sardinha tem o prazer de anunciar o reestabelecimento das contribuições à excelente Revista Comunidades Lusófonas, que se dirige à nossa Diáspora com temas importantes para todos os que vivemos fora de Portugal, tentando criar uma ponte equilibrada e partilhada. A Revista Comunidades Lusófonas vem substituir a sobejamente conhecida Revista Port.Com para reformular o projeto e o adaptar a uma nova realidade: transição para a informação digital e alargamento também ao espaço dos países da Lusofonia e respetivas comunidades no estrangeiro. Está disponível em https://comunidadeslusofonas.pt/categoria/lusofonia/ e através das várias redes sociais. Fica o convite à leitura.

c2 c1

A semana da Lusofonia em Ljubljana tem início com uma tertúlia dedicada a José Luís Peixoto

posted Oct 5, 2020, 11:48 AM by Sardinha Media   [ updated Oct 5, 2020, 12:08 PM ]

Joao Costa, Outubro 2020
A edição de 2020 da semana da Lusofonia em Ljubljana teve início na passada terça-feira, 29 de Setembro com uma tertúlia literária dedicada a autor português José Luís Peixoto. A Associação de Amizade entre Portugal e Eslovénia, da responsabilidade de Gabriela Droga Mazovec, voltou a organizar o evento onde se leu prosa e poesia, e se discutiram ideias acerca da literatura produzida por este escritor que, embora marcante na literatura contemporânea  portuguesa, ainda é pouco conhecido na Eslovénia. 
Neste evento também participaram Barbara Jurišič, Daniela Ribeiro, Maria Gomes e Sofia Silva para partilhar o gosto pela literatura portuguesa. Devido à situação atual de saúde pública o evento foi transmitido em direto da Trubarijeva Hiša a partir das redes sociais. No próximo sábado, dia 10 de Outubro às 10:30 continua a celebração da Lusofonia com a visita guiada à exposição de pintura do artista português Eduardo Bentub no Hostel Celica, em Ljubljana. Fica então o convite para um momento de confraternização nestes tempos de distância forçada. 

1-10 of 40