frescas‎ > ‎

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

posted Apr 22, 2021, 12:11 PM by Sardinha Media   [ updated May 3, 2021, 11:31 AM ]
Este ano a Revista Sardinha, apoiada pelo Instituto Camões através da Embaixada de Portugal, Celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um evento online cheio de surpresas. Devido às restrições ainda existentes na Eslovénia, o evento será transmitido através do youtube e pode ser acedido pelo link

  LINK YOUTUBE
 https://youtu.be/jr2sBIHcbs8  

 8 de Maio de 2021
18.00 (Hora de Ljubljana)
17.00 (Hora de Lisboa)

Transmissão em direto do evento



Comunicação de Imprensa
28.4.2021


Nos últimos tempos, o Fado tem sido um veículo que traz a saudade portuguesa a ser sentida por corações de todas as nacionalidades. Ao longo do tempo o Fado transmitiu poesia da mais alta qualidade através de gerações. Amália, cujo centenário celebramos neste evento, é um exemplo importante deste fenómeno do canto dos poetas. Este evento explora essa relação junto de um público esloveno e português. Tanto a Eslovénia como Portugal são países que tomaram os seus poetas como heróis locais, sendo a praça principal de Ljubljana dedicada France Preseren e a praça principal de Lisboa a Luís de Camões. O recente reconhecimento do Fado pela UNESCO ajudou a aumentar sua popularidade já crescente entre jovens e idosos, nacionais e estrangeiros. Já vimos culturas tão distantes como a chinesa a representar o Fado com um espírito que reconhecemos como o nosso. E é neste âmbito que a iniciativa propõe um fado de alma eslava com a participação de alguns convidados muito especiais.

Este evento será realizado em três partes. A primeira acontece online já a 8 de Maio para continuar as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, protagonizada pela homenagem a Amália Rodrigues por Alcides Murtinheira, seguida da curta-metragem de Carolina Silveira, de um momento de fado (quase) ao vivo transmitido pelo quarteto Mascara, e pelas tertúlias de Mateja Rozman (Lisboa) e Gabriela Droga Mazovec (Ljubljana). É seguida de um concerto de fado em Ljubljana que juntará o fado esloveno de Polona Udović com o Fadolinka de Maja Milinković, acompanhados da guitarra portuguesa de Luis Coelho, que acontece a 10 de Junho para celebrar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A terceira e última parte acontece já em Lisboa em Outubro, com a participação do Leitorado Esloveno (dirigido por Mateja Rozman) e do Quarteto Mascara para um programa ainda a divulgar que acontece em vários locais da capital Portuguesa.  
 
Este evento é da responsabilidade da Revista Sardinha, com o apoio do Instituto Camões, através da Embaixada de Portugal em Viena. Tem também o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e da Representação da Comissão Europeia na Eslovénia, da Associação de Amizade Eslovénia-Portugal, da Fundação Amália Rodrigues, da Academia de Arte da Universidade de Nova Gorica, do vinho e chocolate luso-esloveno Kunej, e dos parceiros Mercearia de Portugal e Eurosender.    


Programa

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa
8 de Maio de 2021 às 18.00 CET

Evento online acessível através de http://www.e-sardinha.eu/frescas/8maio2021
e com inscrição aqui: https://www.eventbrite.com/e/bilhetes-ljubljana-canta-os-poetas-comemoracoes-do-dia-mundial-da-lingua-portuguesa-152874837755

- Homenagem a Amália Rodrigues, Alcides Murtinheira
- Projeção da curta metragem "O Amor que Fica", de Carolina Silveira
- Um momento de fado, Quarteto Mascara
- Tertúlias em Ljubljana e Lisboa, à conversa com Gabriela Droga Mazovec e Mateja Rozman
- Apresentação da Antologia da Sardinha

Celebrações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas
10 de Junho de 2021 às 18.00 CET

- Discurso inaugural, Dr. Luísa Pais Lowe 
- A experiência da bilingualidade através da harpa, Eduardo Raon
- Concerto de Fado Esloveno, Quarteto Mascara acompanhado à guitarra portuguesa por Luís Coelho
- Intervenção de guitarra portuguesa, Luís Coelho
- Concerto de Fado de Alfama, Maja Milinković e Luís Coelho acompanhados por Vojko Vesligaj (Mascara) 



8May
10Junho

Comments