Com


Nesta página vamos apresentar os portugueses que constituem a diáspora na Eslovénia, um por um, para nos conhecermos entre nós e darmos a conhecer a riqueza da nossa Comunidade a todos (e assim vencer a pandemia que nos tem afastado há já tanto tempo). Para participar basta preencher este formulário e entramos em contacto consigo para o completar: https://forms.gle/PhrGiCLVmoxFxR5n6

Gabriela Droga Mazovec

posted Jun 9, 2021, 2:56 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:57 PM ]

GDM

Gabriela Droga Mazovec, doutorada em bioquímica e natural do Porto. Conselheira científica da Universidade de Ljubljana para a inovação nas ciências naturais. Fundadora e CEO da firma FlowQ onde trabalha como especialista em nutraceutica e Breath Coach (sistema multidisciplinar para o treino respiratorio pela ciência comportamental e da respiração). É fundadora da Associação de amigos esloveno-portuguesa desde 2011.

Simao Bessa

posted Jun 9, 2021, 2:55 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:56 PM ]

SB

Simão Bessa, pintor e fotógrafo natural de Santo Tirso. Estudou pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e veio para Ljubljana em 2009 através do programa InovArt. Representa a Condição Humana através da pintura, do ponto de vista do indivíduo e da sua relação com os grandes temas. Galardoado em 2016 com o prémio principal do Majski Salon organizado pela Associação Eslovena de Belas Artes, ZDSLU. 

EduardoRaon

posted Jun 9, 2021, 2:54 PM by Sardinha Media

ER

Eduardo Raon, músico natural de Lisboa com uma educação clássica em harpa, e um reportório que vai do jazz contemporâneo e experimental, ao rock e ao eletrónico. Fez parte das celebrações oficiais do mais importante dia cultural esloveno, dedicado ao poeta Prešeren. Trabalha entre Ljubljana e Lisboa colaborando com artistas como Deolinda ou Rita Red Shoes, e espetáculos um pouco por todo o mundo, desde Viena a Macau.

João Costa

posted Jun 9, 2021, 2:52 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:53 PM ]

JC

João Costa, Matemático natural da Póvoa de Varzim. Veio para Ljubljana fazer o mestrado e colabora com o laboratório de inteligência artificial do Instituto de investigação Jozef Stefan. (por incrível que pareça somos já dois João Costa matemáticos por cá, simultaneamente) Trouxe consigo a guitarra para estar perto da música e da família de fadistas de Coimbra.

Catarina Cornejo

posted Jun 9, 2021, 2:51 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:51 PM ]

CC


Catarina Cornejo, Catarina Cornejo, linguista natural de Lisboa. Veio para a Eslovénia em 2016 para estudar Linguística. Teve papel ativo em alguns projetos da revista Sardinha, como as aulas de português no Ziferblat e a projeção de filmes portugueses no espaço Poligon em Liubliana. Neste momento, com um pé na Eslovénia e outro em Portugal, integra um projeto de investigação sobre variedades africanas do português do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. (Foto de Sophie Wendel)

Emanuela Kunej

posted Jun 9, 2021, 2:49 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:50 PM ]

EK

Emanuela Lopes Jerónimo Kunej, cresceu em Alcains e chegou à Eslovénia (Brestanica) em 2008 por amor. Hoje é chefe de grupo no sector regulamentar dos medicamentos na maior farmacêutica eslovena Krka. É engenheira biológica e alimentar e amante da cozinha, e foi por ela que as atividades da empresa vinícola do marido se estenderam a “Casa das vinhas, do vinho e do chocolate”, assim permitindo a continuação da cultura da vila deixada pelos Monges Trapistas no inicio da segunda guerra.

Daniela Ribeiro

posted Jun 9, 2021, 2:47 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:48 PM ]

DR

Daniela Ribeiro, chegou de Vila Real à Eslovénia em 2007 com um projeto de mobilidade do Programa Leonardo da Vinci. Doutorada em Proteção do Ambiente, é investigadora  no Instituto Geográfico Anton Melik que faz parte do Centro de Investigação da Academia Eslovena de Ciências e Artes (ZRC SAZU). O seu trabalho de investigação foca ecologia da paisagem, especialmente em áreas rurais (alterações do uso do solo, avaliação dos serviços de ecossistemas, e interações entre o ser humano e a natureza).

Mariana Franco

posted Jun 9, 2021, 2:46 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:47 PM ]

MF

Mariana Franco, empreendedora e especialista em SEO natural de Coimbra. Está na Eslovénia desde 2010 com algum tempo de volta a Coimbra pelo meio. Em 2011 fundou a sua empresa eslovena de acessórios de moda em cortiça portuguesa. Hoje é líder de equipa na Eurosender onde se dedica à otimização da presença virtual da empresa.

José Cortes Simões

posted Jun 9, 2021, 2:44 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:45 PM ]

JCS

José Cortes Simões, chegou à Eslovénia em 2011. É licenciado em ciências militares-navais, foi oficial da Armada até 2001 e tem uma pós-graduação em gestão de empresas pelo ISCTE. Chegando cá fez o curso de guia local na Gorenjska, na escola de turismo de Bled (o mais famoso lago esloveno) e trabalha com os principais operadores como guia turístico freelance.



Carolina Silveira

posted Jun 9, 2021, 2:37 PM by Sardinha Media   [ updated Jun 9, 2021, 2:43 PM ]


CSCarolina Silveira é estudante da Cinema na Universidade de Nova Gorica, realizou o filme "Amor que Fica" (ver filme aqui) acerca da Saudade tão portuguesa e como é sentida dentro e fora de Portugal, por portugueses e estrangeiros. Apresentou este filme à Comunidade Portuguesa durante as Celebrações do Dia da Língua Portuguesa pela Sardinha a 5.5.2019, e no recente evento online a 8.5.2021 sob o mesmo âmbito. 

"No final do meu primeiro ano na Eslovénia, em que estive a fazer voluntariado em Kamnik, uma das minhas amigas, outra voluntária, alemã, disse que queria casar-se com Bohinj. Então organizamos uma viagem de um dia. Eu e outra amiga fomos as madrinhas, uma outra amiga foi "o padrinho" de Bohinj e um amigo nosso foi o celebrante da cerimónia. No final, celebramos a união espiritual com uma tarde de banhos no lago, cervejas e peticos! (a foto que envio na secção de ação/família é desse dia)."


1-10 of 11