Como é bom estar de volta à música em Ljubljana

Nesta edição de 2022 o Festival MENT volta a encher de música a capital eslovena Ljubljana. Durante três dias quase sem dormir, atuaram 80 nomes emergentes da música internacional para mostrar o que têm de melhor para oferecer, vindos de França, Itália, Ucrânia, Lituânia, etc. E esta viagem através da música faz-se por entre muitos estilos musicais, desde o rock alternativo ao hip hop e à eletrónica experimental e através da espetacularidade dos seus intérpretes.

E com tanta oferta em vários palcos em simultâneo distribuídos por toda a cidade, nem sempre é fácil fazer escolhas. De entre as muitas atuações que tivemos oportunidade de assistir, destaca-se o rock excêntrico do norte americano Yves Tumor e a eletrónica festiva dos checos Toyota Vangelis no dia de abertura. Destaca-se também o vigoroso folk esloveno tão bem representado por Ana Kravanja & Samo Kutin, e pelo duo Dovč-Krmac já num contexto mais jazzístico.

Para a #Sardinha, o grande destaque nesta oitava edição do festival, foi a surpreendente eletrónica da lituana Monikaze que promete já ser uma das grandes apostas no género. Veio apresentar o seu disco mais recente "Waste of Space", lançado no ano passado a convite sobejamente conhecida label inglesa Moshi Moshi Records. Em entrevista, Monika conta-nos a boa surpresa que foi este convite, que já seguia há bastante tempo e cujos fundadores admirava. Conta que a sua passagem por Bristol contribuiu bastante no seu percurso musical, pela inspiração e artistas que viu e conheceu em terras britânicas.

Monika vem de um contexto musical mais académico para a eletrónica, depois de estudar composição musical na Academia de Música da Lituânia, onde foi aluna de personagens de relevo neste contexto mais clássico. Monika conta que já cantava em open mic nos concertos de Jazz a que a sua mãe a levava e o que essas experiências fora da Academia representavam para ela. Tocar com a Orquestra Sinfónica foi um projeto que se tornou possível devido a esta formação clássica que também se sentiu no palco MENT, numa noite resplandecente de uma doce e vibrante eletrónica que encheu os corações de todos.


Fotos by Mario Karlovac