frescas‎ > ‎

A visita do nosso Presidente

posted Jun 5, 2021, 5:36 AM by Joao Pita Costa   [ updated Jun 7, 2021, 12:13 PM by Sardinha Media ]
No passado Domingo o chefe de estado português reuniu com os representantes do trio de Presidências da União Europeia com o Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, e o Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, no Castelo de Brdo, que desde os tempos da ida Jugoslávia é o lugar solene para receber as personalidades. Nesse mesmo dia teve a oportunidade de se encontrar com três representantes da Comunidade Portuguesa - Gabriela Droga Mazovec, a presidente da Associação de Amizade entre Portugal e Eslovénia, dinamizadora de inúmeras tertúlias literárias e atividades infantis para as crianças bilingues; Eduardo Raon, músico de carreira internacional residente na Eslovénia e que tem vindo a celebrar o trio da Presidência através da sua música; e Joao Costa, editor da Revista Sardinha e coordenador de vários eventos culturais, entre os quais a homenagem a Amália que se celebra em Ljubljana em três partes (a próxima online para celebrar o 10 de Junho). Tinham havido muitos outros representantes da Comunidade que deveriam partilhar connosco estes momentos empolgantes e tão esperados, mas as restrições pandémicas na Eslovénia não o permitiram.  

A curiosidade e interesse do Sr. Presidente pelas vivências dos presentes e da restante Comunidade na Eslovénia marcaram a noite. Falou-se das diferentes experiências entre diferenças culturais e até linguísticas, num país que estando distante às vezes parece próximo nos hábitos mediterrânicos de muitos dos locais. Nesta conversa deu-se bastante ênfase ao trabalho exemplar que a Comunidade Portuguesa tem desempenhado a título de voluntariado ao longo dos já vários anos em que Ljubljana perdeu a Embaixada e qualquer representação diplomática. Ponto alto centrou-se na importância de um esforço contínuo e consistente no apoio às crianças bilingues e suas famílias que serão uma parte importante da presença da Língua Portuguesa na Eslovénia, a par com os mais recentes esforços para estabelecer a cátedra de Português na Universidade de Ljubljana. Houve ainda louvor à Comunidade Lusófona no país, que inclui portugueses e eslovenos que se sentem como portugueses. Exemplo disso é o crescente público do fado e da literatura portuguesa por cá. Falou-se ainda da situação política atual na Eslovénia que na passada sexta-feira levou à rua quarenta mil pessoas a integrar uma manifestação pacífica que se tem vindo a repetir desde Maio de 2020. 


Depois do jantar oficial com Pahor em Bled, o lago que tem feito capa de revista como destino turístico por todo o mundo, teve ainda tempo para assistir ao jogo de futebol sub 21 em que Portugal ganhou contra a Itália 5-3 numa vitória que não assistimos assim desde que Portugal derrotou a Espanha em Futsal em 2018 para ser o campeão europeu. Voltam a encontrar-se esta quinta-feira para, esperamos nós, repetir a proeza e garantir a vitória Europeia em Ljubljana. Antes de partir na terça feira, entrar-se-á com os estudantes de Língua Portuguesa na Universidade de Liubliana, e irá celebrar uma aula conjunta com o Presidente da República da Eslovénia sob o tema “Como veem e como querem as crianças e os jovens o futuro da Europa, em termos de valores e de prioridades práticas”, no liceu da cidade de Kranj.

Leia mais em: https://comunidadeslusofonas.pt/

CL

Comments