Celebrações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

posted Jun 4, 2021, 2:28 PM by Joao Pita Costa   [ updated Jun 10, 2021, 5:06 AM by Sardinha Media ]
Este ano a Revista Sardinha e a Associação de Amizade Luso-Eslovena colaboram com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia #PT2021EU e com a representação da Comissão Europeia na Eslovénia para realizar as Celebrações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Acontecerá online através do Youtube a partir da Casa da União Europeia em Ljubljana, a 10 de Junho de 2021 às 18.00. Será transmitida pela representação da Comissão Europeia, pela Revista Sardinha e pelos nossos parceiros na Revista Comunidades Lusófonas.

Nesta celebração será introduzida pela Encarregada de Negócios de Portugal na Eslovénia, Luísa Pais Lowe, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus da Eslovénia, Gašper Dovžan, e pela Diretora da Representação Eslovena da União Europeia, Jerneja Jug Jerše. Apresentará o fabuloso concerto do músico português Eduardo Raon com uma peça influenciada pela sua experiência entre culturas, os primeiros fadistas eslovenos que serão para muitos uma boa surpresa, e terá a intervenção de Jorge Fernando, personagem incontornável do Fado português. O evento que este ano se propõe segue no contexto da homenagem a Amália Rodrigues, que se iniciou no passado 8 de Maio sob o tema Ljubljana Canta os Poetas. A celebração do 10 de Junho volta a ser online devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19 na Eslovénia. Vai ser seguido de um evento complementar de Fado ao vivo no final do Verão em data a anunciar. 


Este evento é da responsabilidade da Revista Sardinha, com o apoio do Instituto Camões, através da Embaixada de Portugal em Viena. Tem também o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e da Representação da Comissão Europeia na Eslovénia, da Associação de Amizade Eslovénia-Portugal, da Fundação Amália Rodrigues, da revista Comunidades Lusófonas, do vinho e chocolate luso-esloveno Kunej, e dos parceiros Mercearia de Portugal e Eurosender.

Programa

- Discurso inaugural, Luísa Pais Lowe (Encarregada de Negócios de Portugal na Eslovénia), Gašper Dovžan (Secretário de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia) e Jerneja Jug Jerše (Chefe da Representação da Comissão Europeia na Eslovénia)
- A experiência da bilingualidade através da harpa, Eduardo Raon
- Concerto de Fado Esloveno, Quarteto Mascara
- Intervenção de Jorge Fernando, Fadista Português


Insc


10Junho

Comments